Terça-feira, 12 de Maio de 2009
103º) "No hay que llorar..."

 

fonte:

 

   
 

 

Dando continuação ao post anterior, aqui vai INFO sobre + acções SOLIDÁRIAS a funcionar em Lisboa, neste caso ajuda prestada por um grupo de médicos voluntários.

 

 

Consultas médicas gratuitas em São João de Deus

 

A saúde é também uma preocupação da Igreja. Em São João de Deus, a paróquia criou há já cinco anos um serviço de consultas médicas grátis aos necessitados, que são prestadas por médicos voluntários. Maria Aurora Preza, do Núcleo Paroquial da Pastoral da Saúde, recorda que este projecto nasceu numa conversa sua com um amigo. “Eu tenho um psicólogo muito amigo – que é também da paróquia e pertence ao nosso grupo de oração – e em 2004 desafiei-o a dar algum do seu tempo à paróquia com consultas de psicologia gratuitas”. Este médico aceita o desafio e leva consigo mais duas psicólogas e um assistente social para o ajudarem neste serviço. Dias depois, no final da Eucaristia, um outro médico dirige-se a Maria Aurora dizendo que queria ser visitador de doentes. “Foi uma alegria imensa, porque temos muitas pessoas que com a idade já não conseguem ir ao posto de saúde”, refere esta responsável.

O objectivo da paróquia é apenas um: fornecer serviços médicos gratuitos aos mais necessitados. Estas consultas funcionam nos espaços da paróquia. Nos claustros da igreja está afixado um quadro com o nome dos médicos, a especialidade e a disponibilidade de horários. “Este é um serviço dirigido a pessoas que manifestamente não tenham possibilidades financeiras de usufruir por outro meio de assistência médica”, refere a responsável pelo Núcleo Paroquial da Pastoral da Saúde da paróquia de São João de Deus.

Com o passar do tempo, outros clínicos foram oferecendo um pouco do seu tempo às pessoas que não conseguem pagar as consultas médicas. É o caso de uma psiquiatra, do Hospital de Santa Maria, um outro psiquiatra, do Hospital D. Estefânia, um pneumologista, do Hospital Curry Cabral, e de um radiologista, do British Hospital. Com a crise a fazer-se sentir cada vez mais, esta equipa de médicos foi recentemente reforçada com mais três voluntários: duas psicólogas clínicas e uma nutricionista.

A enfermagem é também uma preocupação. Maria Aurora Preza revela que a paróquia está a criar um gabinete da especialidade. “Estamos a tentar montar um gabinete de enfermagem e para isso contamos com a ajuda de uma enfermeira que recentemente veio também colaborar connosco”, revela esta responsável, sublinhando a dedicação desta voluntária que tem ido a casa das pessoas mais necessitadas dar injecções.

Ainda no âmbito da saúde, a paróquia de São João de Deus tem um armário com medicamentos que distribui gratuitamente. Há também casos de pessoas que não têm possibilidades de comprar os medicamentos e, nesse caso, a paróquia paga os remédios. “As pessoas levam da paróquia um papel e a farmácia fornece os medicamentos e no fim do mês apresenta as contas à paróquia”, explica Maria Aurora.

 

 

 

S. João rima com Bom Coração

Boas Almas ? Que las hay, las hay...

P. Alfacinha says

 

Conclusão: nem sempre é preciso ir a Cuba (por los doctores !

Solo por LA SALSA SI !!)  - Viva La Cubanissssssssssssssima CELIA CRUZ :

 

 

 


sinto-me: VIVÓ S.JOÃO y seus doutores
música: Life Aid Concert

publicado por P.Alfacinha às 18:49
link do post | comentar | favorito
|

."Alfacinha" cosmopolita
.Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
27
28
29

30
31


.Fazer olhinhos