Quinta-feira, 5 de Junho de 2008
9. A HORTA E A CIDADE

vem aí

 

" A HORTA E A CIDADE "

 

atreve-te...

 

 

Cast : Alface, Tomate, Pimento, Cebola, Batata, Nabo,

cast secundário: outros LegumesErvas Aromáticas

 

Acha que "não percebe nada de horta"? Força, pois não está sózinho(a), e, com algumas DICAS para mini-HORTAS URBANAS vai ver que não tem nada que saber...

A maioria das casas em áreas urbanas não tem espaço para hortas. O solo pode ser duro e infértil. Mas há algumas idéias que quase qualquer um pode implementar.

Exemplo:

- Encontre um espaço do tamanho de uma porta = demarque 1 lote com ca. de 1 X 2 metros, e faça um buraco no solo até aprox. à altura do joelho. Se várias pessoas trabalharem juntas, esta tarefa resolve-se fácilmente, mesmo se o solo for duro e seco. Tenha o cuidado em manter separado o solo superior (cor escura), do solo inferior (cor mais clara e com mais pedras), fazendo 2 montes.

- Peça também aos seus vizinhos/amigos que tragam os resíduos domésticos orgânicos do dia (cascas e restos de legumes, borra de café e chá, etc...) e deite-os no buraco. Use também relva cortada ou outras aparas de jardim.

Quando o buraco estiver meio cheio, deite água até cobrir os restos. Adicione então o subsolo, seguido do solo superior.

- Plante fileiras de sementes de legumes e cubra com algum do material orgãnico acima referido, nomeadamente aparas de relva ou folhas. 

- Mantenha o canteiro bem regado.

Alternativa:

Adaptando o mesmo método, mas em ponto pequeno, poderá plantar legumes, ou pelo menos ervas aromáticas, em vasos comuns, cujo tamanho e formato dependerá do espaço de que dispõe na sua varanda ou terraço.

 

 

 

P. Alfacinha

says 

 " o papel principal (na horta) é meu ! "

 

5 de Junho DIA MUNDIAL DO AMBIENTE  - DICA VERDE

 

 


sinto-me: rústica
música: "TV-Rural", GNR

publicado por P.Alfacinha às 10:16
link do post | comentar | favorito
|

."Alfacinha" cosmopolita
.Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
27
28
29

30
31


.Fazer olhinhos