Quarta-feira, 15 de Abril de 2009
87º O que sempre quis saber...

...sobre HORTÍCOLAS

 

 

A tendência VERDE continua em alta ! Depois de termos publicado dois posts de alguma forma relacionados com o presente tema (v. "A HORTA E A CIDADE" e "BARBIE ALFACINHA"), achamos interessante, de quando em quando ir divulgando mais informação sobre os Vegetais, nossos Amigos .

Hoje apresentamos: TOMATE - O MAIS BARATO DOS TODO-O-TERRENO

 

Nome Científico: Lycopersicum esculentum Mill

Família: Solanaceae
Origem/História: O tomateiro é originário da América do Sul. Alguns botânicos atribuem a origem do cultivo e consumo do tomate como alimento, à civilização Inca do antigo Peru, por ainda persistir naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas apenas ali conhecidas. No entanto a sua domesticação terá ocorrido no México onde foi largamente cultivado pelos Astecas.
Foi a partir do México que o tomate foi introduzido na Europa em meados do séc. XVI. As
primeiras espécies de tomates foram baptizadas de pomodoro pelos italianos pois eram amarelas,parecendo "maçãs douradas". Os primeiros registros da espécie vermelha deste fruto na Europa tem como data o ano de 1554. A cultura foi rapidamente adoptada em Espanha e Itália, enquanto no resto da Europa, as primeiras plantas eram consideradas venenosas e eram utilizadas apenas como ornamentais. Nas primeiras décadas do séc. XX O tomate sofreu uma grande expansão mundial,resultado do desenvolvimento da indústria transformadora e de processamento.

Propriedades: O tomate é um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose.
Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
O tomate é composto principalmente por água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100gramas. Alguns estudos comprovam a sua influência positiva no tratamento do cancro, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do cancro da próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
O tomate é um excelente vigorizador do organismo, purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares, sendo contra-indicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago. O sumo de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais e, exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

(Autor: André M. P. Vasconcelos, Engenheiro Agrónomo)

 

"ter ou não ter (t-----s), eis a questão..."


 P. Alfacinha says:

let's watch now  tomatito's ("Bulerias") show !

 

 


sinto-me: ibérica
música: Flamenco

publicado por P.Alfacinha às 11:19
link do post | comentar | favorito
|

."Alfacinha" cosmopolita
.Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
27
28
29

30
31


.Fazer olhinhos