Quarta-feira, 4 de Junho de 2008
8. Monstros de estimação e histórias aos quadradinhos

Quando era muito pequena, lembro-me de, como a maioria das crianças,  ter medo do escuro e também me lembro de ser ameaçada com o "papão" e com o "homem do saco", mas só quando não queria comer a sopa... 

Já mais velhinha, recordo-me de sentir arrepios e um nó na garganta ao viajar no "Combóio Fantasma" da Feira Popular.

Na adolescência, das memórias dos tempos do Liceu, recordo as figuras do "Adamastor" e  "Velho do Restelo" , que não me causaram no entanto qualquer tipo de apreensão (a não ser do ponto de vista currícular, pois o estudo de "Os Lusíadas" não era tarefa fácil).

Os "monstros" de topo que povoam hoje em dia o meu (e eu diria, o nosso) imaginário, são sobretudo conhecidas figuras da 7ªArte, como por ex.emplo "Frankenstein", "King-Kong" ou o "Drácula".

E, afinal, o que é que estes ditos "monstros" têm em comum que os caracterize? Eu acho que é sem dúvida o aspecto arrepiante: GROTESCO no caso de Frankenstein, GIGANTESCO no caso de King-Kong, CRUEL no caso do conde Drácula.

Isto é, a um monstro não basta sê-lo, é sobretudo preciso parecê-lo !

Posto isto, compreendo perfeitamente a reacção indignada do advogado de defesa do FRITZ de tal,  (aquele "pai-avô" austríaco e protagonista principal do mais recente e macabro escãndalo sexual de que há memória), à seguinte pergunta de um jornalista:

"E, o Sr. não acha que está a defender um MONSTRO?"

- FRITZ um MONSTRO ? Como assim?!

(Por ventura tem dentes de vampiro? Cicatrizes ou membros artificiais visíveis? Alguma deformação física gritante? ...Ah?)

Bem, pois é, o homem tem um aspecto a b s o l u t a m e n t e  banal, quase diria  "certinho" (nem sequer usa piercings ou exibe tatuagens ... ) Sorry, estúpida pergunta !

 

Moral da história: se o "nosso" Fritz tivesse ao menos 4 pernas e 3 braços, ou quiçá só um olho  no meio da testa, nesse caso sim, poderíamos  c e r t a m e n t e considerá-lo um  monstro !

 

Só que, mesmo assim, não se livra de ver o sol aos quadradinhos nos próximos,

e menos próximos anos,

 

como o seu homónimo

Fritz the Cat - Herói promíscuo da banda desenhada

 

P. Alfacinha


sinto-me: arrepiada...
música: Godfather theme + Lambada

publicado por P.Alfacinha às 16:18
link do post | comentar | favorito
|

."Alfacinha" cosmopolita
.Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
27
28
29

30
31


.Fazer olhinhos